
2011 (MMXI) é o atual ano do calendário gregoriano que se iniciou num sábado. Não sendo um ano bissexto, tem 365 dias. As Nações Unidas designam 2011 como o Ano Internacional das Florestas e o Ano Internacional da Química.
Diz, que o calendario gregoriano foi criado por um papa e, encontrei isto :
Janeiro: Jano, deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
Fevereiro: Februus, deus etrusco da morte; Februarius (mensis),
"Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 450 a. C.. Relacionado com a palavra "febre".
Março: Marte, deus romano da guerra.
Abril : É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.
Maio: Maia Maiestas, deusa romana.
Junho: Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter.
Julho: Júlio César, ditador romano. O mês era anteriormente chamado Quintilis, o quinto mês do calendário de Rómulo.
Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.
Setembro: septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.
Outubro: octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.
Novembro: novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.
Dezembro: decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.
Se foi criado por um papa cristao porque é que o significado tem deuses mitologicos? e, porque é que seguimos a opiniao d'um papa e nao de alguem que estudou cientificamente a existencia de um calendario logico? Muitas controversias aqui presentes...
De qualquer das formas : Feliz ano novo pessoas *
Morena
1 comentário:
Bom ponto de vista o primeiro. O segundo... tenho algo a argumentar. Os papas, sendo homens do clero eram considerados os verdadeiros ostentadores da sabedoria. Nessa sequência era normal ele debruçar-se sobre essas questões. Ainda antes de Einstein e Galileu e dos grandes pais da ciência. Porque não?
Beijo, Loira
Enviar um comentário